quarta-feira, 27 de abril de 2011

Colar 1 FUXICO




Pensando e repensando - Vou! Não vou! Vou! Não Vou...
Nesse vai, não vai encontrei um site muito lindo e acabei vindo fazer um colar! rsrrsrrsrs (tentei, né?)
É que gostei de um colar feito com fita de filó em tom pastel com pérolas , fiquei encantada!
PAra mim fiz assim:
- Filó roxo
- Mini-pérola
- Fuxicaço feito de uma tampa de garrafa de azeite ou similar (creio que o acabamento ficou sofrível!na foto que vi que o tecido precisava ser maior)
- No início era só isso, mas achei que faltava algo. Peguei uma fitilho preto e costurei uma tira mais fina de filó coral (gostei do resultado e pretendo usar em minhas roupas, e outras composições.
PAra fazer não tem mistério! basta cortar tiras de + - 2cm; em seguida alinhavar para franzir, enfiando as pérolas a gosto. Questão de combinar ou contrastar cores e linha - É teu e não esqueces de te agradar, ainda que não vás ter muitas oportunidades de usar...
Enquanto publico olho lá fora, fruindo o frescor pós-chuva, chegou timidamente e rogamos que caia mais, pois o Balde de Coleta de água não encheu 20 cm, tem mais pólem q água!!! rsrsrsr outro dia conto mais sobre de como tudo fica amarelo...
Experimentei o Colar 1 FUXICO mais curto, e, gostei mais...

domingo, 24 de abril de 2011

1. FUXICAçO!



Finalmente terminei o primeiro FUXICAçO!

Hummmm cheiro bom! marido na cozinha fazendo almoço de páscoa e eu só fuxicando.
Essa história começou com as minhas idas a coleta de lixo da comunidade, no conteinner de metal, aí já resgArtei comunicador, capacete, lancheira (de mais de 50 anos atrás) banquinhos, vasos, regador, balde, espelho... dessa vez peguei umas tampas PAra fuxicar!
Fiz este primeiro PAra Julita Formigosa, e não sei porque optei pelo cetim lilás, filó roxo e lilás (espero que ela goste!)
FUXICAçO:
Tendo como base uma tampa de metal já descartada, devidamente lavada e seca cortei o tecido, pedaço de trapo, manta acrílica, um círculo menor do tecido lilás e um pedacinho de filó para dar acamebento na parte interna.
Comecei fazendo um fuxicão! depois foi só montar as "camadas"
- tampa
- trapo
- manta acrílica
E colocar dentro do fuxico, fechando.o com nózinhos.
PAra o acabamento geral usei mais 3 círculos (diferentes tamanhos) de filó roxo, PAra a base um outro tecido transparente roxo. Depois é só costurar na parte de trás do fuxico, pregando ou costurando um alfinete de segurança, de broche ou conforme a tua necessidade para fazer um colar, broche, pulseira, prendedor de cabelo, lenço etc. Afinal quem sou eu Para me meter no teu fuxico?!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Recebendo a primavera




Ontem ganhei de uma vizinha um ramo de flores do campo, permanece o frescor do gesto numa pequena taça enfeitando o meio da mesa.
É que nas tardes de segunda-feira durante o inverno algumas senhoras se reuniam para conversar, tomar um café, chá e fazer algum trabalho manual - tricot, crochê, eu fuxico! Inicialmente, foi no único restaurante da comunidade, e já pro final aconteceram nas casas.
O daqui já saudando a primavera, fechando a estação! O dia estava deslumbrante, as colinas amareladas com os dentes.de.leão! De manhã quando ia para ginástica foi até engraçado, pois quando não vi estas flores, decepcionada perguntei à uma vizinha, que me explicou que abririam mais tarde, que a noite elas fecham... Já hoje nublado e com os 12 graus até as 14:00h ainda não abriram...vida.
Para o nosso encontro fiz biscoitos de: limão, chocolate e fubá! tomamos café, fizemos nossos "trabalinhos" e falamos muito! Apaixonadíssima contei sobre o tucupi e do avoado em Quatipuru-mirim...
aahhhh como e bom fuxicar!!!!!

domingo, 10 de abril de 2011

Fuxicos Pregadores de Toalhas de Mesa



PAra pegar o vento de jeito!

- Usei velhos pregadores de madeira
- Lixa pq de fato eram muitoooo antigos
- Fuxicos (usei 5,5 cm de diâmetro)
- Verniz ou Tinta a gosto
- Cola quente

Fuxicando!!!

- primeiro tiramos a parte de metal dos pregadores ( q usamos p varais de roupas)
- Lixar
- Pintar ou envernizar
- Depois de seco, montar o pregador pintado
- Colar com cola quente os fuxiquinhos


aahhh vento baummmmm!

sábado, 9 de abril de 2011

Medalhões ou Fuxicaços



Lavando tampas de vidros e latas da coleta de lixo que resgatei a pouco. O projeto é fazer medalhões com eles, cobrir com fuxicos... FU XI CAçOS!
O colorido está lindo na aldeia, da gosto de ver!
Dá vontande de nadar no campo
Tchibummmm

sábado, 2 de abril de 2011

É Marmelada...




Bem, cuaaase!

A gente vai aprendendo a sobreviver com o que tem, né?
Peter não tem árvore de marmelo, então vamos usando outras frutas...
Hoje, com o sol brilhando lá fora e aqui dá vontade de fazer tudo! O rei me pegou de jeito!!! Fiz até a minha primeira geléia, não me pergunte do que é, pois peguei a parte mais líquida que separo qdo faço o doce do Peter(prefere com pouquíssimo açúcar) para o seu café da manhã. Eu?! como qualquer coisa salgada com pão, as x até sem nada quando quero emagrecer! rsrsrss até parece...
Bem, estas "sobras" vou guardando em potinhos na geladeira, e aproveito para servir como calda de uma sobremesa (fervo, e para quem gosta acrescento um pouco de cachaça - Gozado, nunca vi tanta variedade de cachaça! cada fazendeiro, ou quem tem pomar faz em geral a sua, tem até um caminhão "destilador" que vai nas comunidades)
Já ia guardar o 3. potinho! quando me lembrei da geléia que comi no hospital (Triste fuxico - meu último 08 de março estive a fazer uma curetagem , pois o embrião estava morto... É a vida) E, para esta primeira marmelada (digo geléia) usei 3 vidrinhos dessa calda de variadas frutinhas vermelhas , acrescentei açúcar e ameixas congeladas... e haja braço para mexer!
Para decoração usei tules de cores chocantes, e claro UMA FLOR DE FUXICO que aprendi a fazer pela internet! Agora estou tentando fazer uns colares com as benditas, ou bemvistas? outro dia a gente fuxica mais sobre, viu? rsrsssr
Quando eu terminei de decorar! Peter chegou na cozinha: olhou e perguntou-me para quem era o presente? Por que estava tão enfeitado? respondi - ah porque é a minha Marmelade!
Hummmmmmmmm
Bora?

sábado, 19 de março de 2011

2. dia fuxicando!



Quando levantei estava tudo cinza, início de primavera 4 graus, o jeito foi vestir-me de arco-íris. Trata-se de uma saia que eu mesma costurei, que visto nestas ocasiões... Lembrei-me que tivemos 02 cachorros na amazônia: o Arco e a Iris - Quandos estavam longe na floresta eu gritava, chamando-os - ARCO IRIS, ARCO IRISSS ARCO IRISSSSSSSSS (outros tempos, outras magias, agora tenho a TOM-TOM)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Primeiros Fuxicos!



Estou desde ontem aprendendo a fazer fuxico, procurei na internet e falei com uma colega pelo MSN de minhas pretensões, que solícita! imediatamente enviou-me emails com o passo-a-passo.
Fui para aula de manhã, e a tarde estive no Face, passei o aspirador na casa, e cortei uma nova toalha de mesa lá para fora (que mesmo sem acamento já assumiu seu posto! Os primeiros fuxicos são justamente para a barra da mesma.
O primeiríssimo costurei errado, o segundo parece que deu certo, achei meio pqno (7cm de diâmetro (não sei se apertei muito, será?) amanhã vou experimentar um pouco maior... A gatinha chega da rua e preciso recepcioná-la, deixar o computador para dar-lhe carinhos. Ela ronrona nos meu ombro, tento deixá-la no seu prato de comida, mas prefere o alimento do carinho - Até os gatos, né?
Por falar em alimento consegui jantar apenas uma banana e água! Creio que a excitação dos trabalhos e estudos colaboraram. Sendo que no almoço Peter (meu marido) fez Spageth e umas 16:30h comi um pedaço de pão com café e leite.
Já estou ficando com sono e ainda quero da uma repassada em algumas novas palavras ao deitar.
Peter esta escrevendo um novo artigo para o Jornal, pediu opnião sobre a melhor foto que fez durante a cobertura dum evento numa cidade vizinha... único momento que pede minha opinião em seu trabalho. Também quando se apronta meto minha colher, gosto que sempre vá mais bonito! Por vezes ao sair enxergo uma poeira no seu casaco, e tiro com prazer. Para mim é um contato íntimo - eu limpando a poeira do casaco já em seu corpo e ele tirar meu casaco... Calma! são apenas gentilezas.